terça-feira, 2 de março de 2010

Perfume - História de um Assassino

Do escritor alemão Patrick Süskind.
O livro foi um grande sucesso na década de 80 na Alemanha.
Conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, um homem que possui um olfato extremamente apurado, porém não possui cheiro próprio.
Grenouille nasceu na fedorenta Paris, em meio a vísceras de peixe, no (provavelmente) lugar mais fedido do mundo, sua mãe que trabalhava em uma banca vendendo peixe e cometendo um crime atrás do outro, tendo os filhos em meio à sujeira e podridão e após, os abandonando por completo para serem removidos junto às sobras dos peixes, não consegue porém se livrar de Grenouille, pois o recem nascido começa a chorar incontrolavelmente, o que chama a atenção dos fiscais e estes o encontram e levam sua mãe à execução..
O jovem sem cheiro passa sua infância em um orfanato, e desde muito cedo, começa a desenvolver seu olfato extraordinário. Já entrando na vida adulta, Grenouille trabalha como aprendiz de perfumista e aprende a técnica de misturar aromas e desenvolver perfumes, o que para ele era a coisa mais importante.
Num certo dia, Jean encontra uma jovem com um cheiro completamente novo, diferente de todos os odores que o mesmo guardava na memória. Para apoderar-se deste tesouro, Grenouille acaba matando a jovem. E começa a partir daí, uma busca sem limites pelo perfume ideal, o que acarreta na morte de várias outras moças.

O livro possui um final surpreendente, vale a pena apostar nele.

Nota: 10


O livro transformou-se em filme em 2006, pelo diretor alemão Tom Tykwer... Quem atuou como Grenouille foi o jovem ator Ben Whishaw.
Porém a arte cinematográfica deixou muito a desejar, na leitura podemos analisar os fatos melhor do ponto de vista do personagem o que nos permite compreendê-lo e não odiá-lo por completo.